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Autoridades

Caracterização de Autoridades


A Catalogação é o processo através do qual se descreve, formalmente, um qualquer objecto, documento ou recurso, e se estabelece um número variado e variável de pontos de acesso à informação recolhida, a fim de que o utilizador final encontre, identifique, seleccione e obtenha a informação que pretende numa biblioteca, num catálogo, numa base de dados.

A descrição faz-se de acordo com princípios pré-estabelecidos que determinam quais os elementos relevantes a registar e a ordem pela qual se devem apresentar. A normalização ISBD (Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada) é a mais conhecida e universalmente utilizada.

Para garantir que o utilizador do catálogo encontre um registo e/ou possa agrupar registos que partilham uma característica comum, é preciso que a formulação dos pontos de acesso seja normalizada, ou seja, é necessário que exista controlo de autoridade.

O controlo de autoridade tem então como objectivos gerais:

  • a criação e manutenção de registos de autoridade que validam o trabalho do catalogador e a qualidade do catálogo;
  • a provisão de um acesso à informação fiável e consistente.


As Autoridades podem ser assuntos, autores, temas, etc.

Descrição do módulo


Este módulo permite:

  • gerir (adicionar, consultar, editar e eliminar) autoridades
  • importar registos a partir de outras bases de dados


Para registar uma autoridade escolha o tipo de autoridade através do botão `Nova autoridade` no menu Autoridades e preencha os respectivos campos.

A gestão dos Tipo de Autoridade - é feita através do menu:

        • Administração do Koha -> Catálogo -> Tipo de autoridade.


Na instalações Koha preparadas pela Multibase, os tipos de autoridade definidos são:

  • Assunto
  • Autor - Pessoa
  • Autor - colectividade
  • Título uniforme


Referências:

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