Autoridades
Caracterização de Autoridades
A Catalogação é o processo através do qual se descreve, formalmente, um qualquer objecto, documento ou recurso, e se estabelece um número variado e variável de pontos de acesso à informação recolhida, a fim de que o utilizador final encontre, identifique, seleccione e obtenha a informação que pretende numa biblioteca, num catálogo, numa base de dados.
A descrição faz-se de acordo com princípios pré-estabelecidos que determinam quais os elementos relevantes a registar e a ordem pela qual se devem apresentar. A normalização ISBD (Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada) é a mais conhecida e universalmente utilizada.
Para garantir que o utilizador do catálogo encontre um registo e/ou possa agrupar registos que partilham uma característica comum, é preciso que a formulação dos pontos de acesso seja normalizada, ou seja, é necessário que exista controlo de autoridade.
O controlo de autoridade tem então como objectivos gerais:
- a criação e manutenção de registos de autoridade que validam o trabalho do catalogador e a qualidade do catálogo;
- a provisão de um acesso à informação fiável e consistente.
As Autoridades podem ser assuntos, autores, temas, etc.
Descrição do módulo
Este módulo permite:
- gerir (adicionar, consultar, editar e eliminar) autoridades
- importar registos a partir de outras bases de dados
Para registar uma autoridade escolha o tipo de autoridade através do botão `Nova autoridade` no menu Autoridades e preencha os respectivos campos.
A gestão dos Tipo de Autoridade - é feita através do menu:
- Administração do Koha -> Catálogo -> Tipo de autoridade.
Na instalações Koha preparadas pela Multibase, os tipos de autoridade definidos são:
- Assunto
- Autor - Pessoa
- Autor - colectividade
- Título uniforme
Referências:
- http://purl.pt/331/1/docs/comunicacao/12manha/controlodeautoridade.doc
- http://ulisses.sibul.ul.pt/ulisses/portal/html/cienciasinformacao.htm
- http://www.abinia.org/catalogadores/27-184-1-PB.pdf