Gestão de Recursos Humanos
A Gestão de Recursos Humanos, através da plataforma ERP, inclui todo o conjunto de funcionalidades que permite a qualquer organização, desde uma micro a uma grande empresa, efectuar a gestão integrada de todos os seus colaboradores desde o simples registo do cadastro até à gestão de contratos, seguros, processamento de salários, etc.
Para além das funcionalidades base disponibilizadas pelo sistema, a Multibase desenvolveu as necessárias extensões e adaptações para as necessidades especificas das empresas portuguesas e da legislação portuguesesa.
Entre estas foram desenvolvidas as seguintes novas funcionalidades:
- registo e gestão de ocorrências disciplinares;
- registo e gestão de habilitações académicas e formações especificas do colaborador;
- calculo dos dias de férias efetivos (dias úteis de trabalho) num intervalo de datas, de acordo com o horário de trabalho definido no contrato do colaborador
- indicação do estado dos dias de ausência na ficha do colaborador (por utilizar/utilizadas por tipo)
- aprovação automática dos pedidos de ausência quando assim configurado
- etc
NOTA:
Esta documentação refere-se à gestão de Recursos Humanos e respectivas funcionalidades complementares. Todas as referências a opções do menu, salvo indicação em contrário, referem-se ao menu principal Recursos Humanos.
Estrutura da organização
A Gestão de Recursos Humanos através da plataforma ERP inicia-se com o registo dos vários colaboradores. Numa organização, cada colaborador está afecto a um Departamento, tem um Cargo na hierarquida da organização, e uma correspondente chefia, Gestor.
Estes processos são descritos na documentação referente às configurações gerais de uma empresa e aqui reproduzidos.
Departamentos
A configuração e gestão dos departamentos da organização é feita através do menu
- Configuração –> Departamentos
Apesar da estrutura departamental ser uma caracteristica dessa organização, normalmente são definidos os seguintes departamentos:
- ADM - Administração
- DCOM - Direcção Comercial
- DSG - Direcção de Serviços Gerais
- DQ - Direcção de Qualidade
- DO - Direcção de Operações
- DRH - Direcção de Recursos Humanos
Os departamentos podem ser organizados numa estrutura hierarquica ou simplesmente horizontal. O registo de um departamento inclui o nome ou designação do departamento e a indicação do gestor (director) desse departamento.
Cargos
O registo de um cargo inclui o nome ou designação e a indicação do departamento.
A configuração e gestão dos cargos da organização é feita através do menu
- Configuração –> Cargos
A Gestão de Recursos Humanos inclui as seguntes componentes:
- ERP.RH: Contratos
- ERP.RH: Gestão da Formação Especifica
- ERP.RH: Gestão de Colaboradores
- ERP.RH: Gestão de Despesas
- ERP.RH: Gestão de Férias e Ausências
- ERP.RH: Gestão de Ocorrências Disciplinares