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Gestão de Férias e Ausências

A Gestão de Férias e Ausências inclui toda a gestão dos processos relacionados com ausências do colaborador em função da sua relação contratuai (férias legais) bem como todas as restantes ausências, quer marcadas por antecipação (por exemplo consultas médicas agendadas) quer ausências forçadas ou faltas (por exemplo por doença súbita)

Gestão de Pedidos de Alocação

Para que seja possível o colaborador fazer pedidos de ausência do tipo ‘Férias legais’, é preciso o colaborador ter dias alocados (dias permitidos para pedidos de ausência).

A gestão dos pedidos de alocação servem para definir o número de dias de férias/ausências permitidos ao colaborador de acordo com o contrato. Este pedido terá de ser aprovado pelos Recursos Humanos.

O processo de gestão de pedidos de alocação tem os seguintes estados:

  • Submetido - quando é criado o pedido pelo colaborador.
  • Para Aprovar - quando o pedido espera a aprovação do departamento dos Recursos Humanos.
  • Recusado - quando o pedido é recusada pelo departamento dos Recursos Humanos.
  • Aprovado - quando o pedido é aprovado pelo departamento dos Recursos Humanos.

Este registo inclui a seguinte informação:

  • descrição
  • colaborador / etiqueta do colaborador
  • tipo de ausência
  • número de dias

 Modo de alocação

  • por colaborador - aloca o número de dias ao colaborador selecionado
  • por etiqueta de colaborador - aloca o número de dias a todos os colaboradores que na sua ficha esteja associada à etiqueta selecionada

A gestão de alocação de dias aos colaboradores é feito através do menu

  • Ausências –> Pedidos de Alocação

Gestão de Pedidos de Férias e Ausências

Esta funcionalidade faz a gestão dos pedidos de ausências feito pelos colaboradores. Os colaboradores podem marcar ausências por dia ou por um determinado período de horas, por exemplo para uma consulta médica.

Neste processo de marcação de ausência são indicados o dia de início e o dia de fim do período de ausência. No caso do colaborador pretender marcar apenas um determinado número de horas, deverá alterar o campo correspondente às horas nesse dia específico.

A plataforma utiliza valores decimais para a gestão de horas e dias. Assim, a indicação de que num horário de 8 horas o colaborador só trabalhou 4, fica registado pelo sistema como 0,5 dias.

O processo de gestão de pedidos de ausência tem os seguintes estados definidos:

  • Submetido - quando é criado o pedido pelo colaborador.
  • Para Aprovar - quando o pedido espera a aprovação pelo departamento dos Recursos Humanos.
  • Recusado - quando o pedido é recusada pelo departamento dos Recursos Humanos.
  • Aprovado - quando o pedido de férias é aprovado pelo departamento dos Recursos Humanos.

Este registo inclui a seguinte informação:

  • descrição
  • tipo de ausência
  • colaborador
  • duração da ausência em dias

A gestão de formação especifica dos colaboradores é feita através do menu

  • Ausências –> Pedidos de Ausência

Existem os seguintes tipos de ausências definidos:

  • férias legais
  • dias compensatórios
  • licença de maternidade
  • licença sem vencimento

A gestão dos tipos de ausência é feita através do menu

  • Configuração –> Tipos de ausência 

NOTA:

Quando se faz um pedido de ausência pode validar os dias que estão alocados e aprovados.
Essa informação está reportada no tipo de ausência. Exemplo: Férias legais 2015 (0/22) - (dias de ausência que usufruiu / número total de dias alocados).

Listagem de Ausências

Para consultar uma listagem de ausências aceda ao menu

  • Ausências → Listagem de Ausências.

Nota: A listagem de ausências visualizada inicialmente está filtrada pelo tipo de ausências.

Mapa de Férias

 

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